sábado, 13 de abril de 2013

Tarte Queijada de Sintra


Já não fazia esta tarte à bastante tempo, mas depois de uma visita de estudo da filhota a Sintra em que ela adorou as queijadas de lá, lembrei-me desta receita que me tinha sido dada pela minha grande amiga Lúcia, resolvi fazer a dita tarte e foi sucesso garantido, é na realidade deliciosa.
A minha filha falou na escola na tarte e parece que a sua amiga Nélia tem vindo a pedir para eu postar esta receita, pois também ela adorou as queijadinhas lá em Sintra.
Então este post é especialmente dedicado à Nélia, com um beijinho grande meu.
Obrigado à Nélia por "aturares" a minha filhota e um outro obrigada à Lúcia pela magnífica receita.
Beijinho grande meninas!!!!!

Ingredientes:

400 g queijos fresco (5 pequenos)
300 g de açúcar louro
2 clh. chá de canela
5 gemas
4 clh. sopa de farinha
1 massa quebrada


Preparação:
Forrar uma tarteira com a massa quebrada e picar o fundo com um garfo.
Numa taça deite o açúcar louro, a canela e as gemas e bate-se tudo muito bem.
Num prato desfaça os queijos frescos com um garfo e vaze-os no preparado anterior e volte a mexer muito bem.
Por fim vaze a farinha, envolva no preparado e depois dos ingredientes bem ligados vaze o preparado na forma e leve a forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 minutos, ou até ver que está cozida.


33 comentários:

  1. No conocía esta tarta pero la probaré de hacer pues tiene que estar muy buena.
    gracias por compartir esta receta.

    Que pases un buen fin de semana...!!!

    *Pilar*

    ResponderEliminar
  2. Uma delícia de nos fazer babar! Tenha um lindo final de semana...beijos.

    ResponderEliminar
  3. Essa queijada gigante está uma tentação...
    beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  4. Uma queijada linda com um interior delicioso.
    Gostei...
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Quando estava em Lisboa, comia muitas vezes esta tarte feita pela minha comadre Olívia, é muito deliciosa e eu adoro, acho que vou ter de a fazer para matar saudades.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Tem um aspecto delicioso! :)
    http://flordobrownie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Que rica¡¡¡ me quedo la receta, besos

    ResponderEliminar
  8. Maria José,
    com essa mistura de ingredientes só pode ter ficado uma delícia!
    Bela tarte!

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Que tarte deliciosa!!!!

    beijinhos e bom domingo!

    ResponderEliminar
  10. super tem canela adoro ela esta mt bonita e essa fatia essa ja a levo comigo para o meu café bjs bfs

    ResponderEliminar
  11. que linda tarte!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Hum... que deliciosa deve ter ficado!

    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  13. Adoro tartes e esta nunca fiz...mais uma para a minha lista :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Aqui está uma excelente oportunidade para experimentar o sabor tão afamado das queijadas de Sintra. Beijinho Maria José.

    ResponderEliminar
  15. Adoro queijadas de Sintra!
    Esta está com um aspecto delicioso!!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  16. Á muito tempo que não faço.
    Mas as pequeninas são tão boas!!

    ResponderEliminar
  17. Olá:)

    Deve ser uma delícia! Infelizmente não posso provar por causa da minha intolerância à lactose - que pena:)

    Ficou linda!

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Que delícia de receita
    boa semana
    beijos

    ResponderEliminar
  19. Que delícia de tarte e que aspecto divino!!
    Adoro o sabor das quijadas de Sintra e esta, em tamanho grande, é praazer a quadruplicar... :)).
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  20. Amei seu blog!!!
    Ja estou seguindo! (obrfranci)
    segue de volta!!!
    http://francimakeup.blogspot.com.br/
    http://meubebepropaganda.blogspot.com.br/
    linda noite!!
    beijos

    ResponderEliminar
  21. Ficou uma tentação!! E eu adoro queijadinhas de Sintra :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Eu adoro queijadas :)
    E em tamanho xl ainda melhor :D
    Está fantástica!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  23. açucar louro nao conheço me informem obrigada
    so conheço açucar amarelo e mascavado sera algum destes ou como fazer

    ResponderEliminar
  24. Olá José Isidro,

    o açúcar louro é o mesmo que o amarelo.
    Espero ter ajudado, volte sempre.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  25. Adoro esta Queijada Grande. Fica aqui apenas uma sugestão para quem goste da massa finiiinha: Unta-se a forma com banha, polvilha com farinha, sacode o excesso, passa toda a forma por um fio de água, volta a polvilhar com farinha, sacode novamente e depois pela água. Repete no mínimo 3 vezes este processo. Se gostar da massa mais grossa, vai repetindo. :)

    ResponderEliminar
  26. Que queijo posso usar(no Brasil temos o queijo Minas e a Ricota), Posso usar mascarpone? Não sei que queijos vcs em Portugal usam mais
    Muito grata

    ResponderEliminar
  27. Pode visualizar o nosso chamado queijo fresco, aqui:
    http://papinhadoce.blogspot.pt/2012/05/queijo-fresco-caseiro.html
    É apenas leite de vaca e coalho.
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design