sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Gila Dourada



Existem mil e uma formas de decorar uma árvore de Natal, mas o elemento mais comum em todas elas, são sem dúvida as bolas. Vermelhas, douradas, azuis, amarelas… elas são para todos os gostos. Mas de onde vem a tradição de colocar bolas na árvore de Natal?
Nos tempos antigos as árvores eram enfeitadas com pedras, frutos, estes últimos representados principalmente pelas maçãs amarelas, que representavam os frutos existentes no paraíso, no entanto, as pobres maçãs apodreciam com facilidade, por isso mais tarde foram substituídas por bolas.
O número de bolas a colocar em cada árvore, pode ser aleatório, ao gosto de cada um ou pode-se seguir as tradições, doze bolas em representação dos apóstolos, trinta e três bolas por ser a idade de Jesus aquando da sua morte.

Ingredientes:

300 g doce de gila
2,5 dl leite
4  gemas
canela q.b.

Preparação:

Levar um tacho ao lume, com o leite e a chila, mexendo sempre até começar a ficar cremoso e evaporar quase todo o leite.
Numa tigela mexa as gemas e depois junte um pouco do creme de chila quente, para as gemas se ambientarem à temperatura, depois então, misture as gemas ao creme no tacho e leve novamente ao lume mexendo sempre até as gemas cozerem.
Vazar o preparado num prato de servir e polvilhar com canela.



1 comentários:

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design