sábado, 24 de fevereiro de 2018

Bolo de Crepes



Sabiam que no dia 2 de Fevereiro, é tradição em França comer crepes? Bem sei que eles comem-nos o ano inteiro, ou não fosse o crepe de origem francesa, mas particularmente nesse dia é tradição em família os franceses comerem crepes, muitos crepes e de variadas formas, com recheio doce ou salgado.  É a chamada "La Fête de la Chandeleur", ou seja, Dia de Nossa Senhora das Candeias, também conhecida por Nossa Senhora da Luz.
Em Portugal costuma-se dizer, que se no dia 2 de Fevereiro, Nossa Senhora da Luz estiver a rir, está o Inverno para vir, se estiver a chorar, está o Inverno a passar, que é como quem diz, se chover nesse dia, o Inverno está a acabar, se pelo contrário estiver sol, então virá mais Inverno. Não sei se no dia 2 esteve sol ou não, mas espero que sim, porque estamos a precisar de um Inverno maior este ano, devido à seca em que Portugal se encontra.


Ingredientes:

Crepes
4 ovos
4 clh. sopa açúcar
6 clh. sopa de óleo
3 e 1/2 chav. farinha
2 chav. leite
2 chav. água
2 clh. chá de baunilha
1 pitada sal
Recheio de fruta
350 de framboesas
70 g açúcar
2 clh. sopa sumo limão
2 clh.chá maizena
Creme
ver aqui

Preparação:

Crepes:
Numa tigela, misture os ovos com açúcar, o extrato de baunilha e sal. Adicione o leite, a farinha e misture bem, depois junte o óleo e água e mexa bem. 
Em lume baixo, leve uma frigideira anti-aderente ao lume, e humedeça com papel de cozinha embebido em óleo. Deite uma concha de massa no meio da frigideira e, com um movimento circular, espalhe a massa para as bordas. Deixe o crepe cozinhar até ficar dourado, depois volte-o e deixe dourar novamente.
Recheio de fruta:
Num tacho, coloque as framboesas, o açúcar, a maizena, o sumo de limão e leve ao lume até o preparado se reduzir, vá mexendo de vez em quando. No final deverá passar o creme de fruta por um passador, para retirar as sementes.



1 comentários:

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design